Fundada em 2018, somos uma associação de referência no setor de Tecnologia de Informação. Sem fins lucrativos, a associação atua com o propósito de desenvolver e promover iniciativas que contribuam com o fortalecimento do setor de medicina diagnóstica.
Os primeiros passos da fundação foram dados em 2015, com a publicação da RDC 30 pela ANVISA, com definições para Certificação Digital. A regulamentação iniciou um debate entre as empresas desenvolvedoras de LIS no Brasil e, consequentemente, a busca de soluções eficientes e padronizadas para os laboratórios.
A atuação da LISBrasil (Associação Brasileira das Empresas Desenvolvedoras de Sistemas de Informação Laboratorial), durante os últimos anos, tem trazido diversas contribuições para o setor, como o desenvolvimento do Projeto de Padronização do Protocolo de Comunicação entre Laboratórios Apoio e Laboratórios Apoiados e do Guia de Adequação à LGPD. Hoje, o grupo de associados é responsável pelo processamento de mais de 60% de todos os exames laboratoriais realizados no território nacional.
Mensagem da diretoria
O papel fundamental da atuação da LISBrasil é ser agente facilitador no relacionamento com órgãos governamentais, sociedade e demais agentes do setor.
Fazer parte de uma associação é de suma importância para as empresas do segmento, pois elas têm a oportunidade de participar de discussões e auxiliar na tomada de decisões estratégicas para o setor. Além disso, podem participar de Grupos Técnicos e de Trabalho para elaboração e implementação de soluções de tecnologia de forma padronizada.
Dentre os maiores benefícios que a LISBrasil proporciona aos seus associados e ao setor da Medicina Diagnóstica, estão a implementação de soluções tecnológicas padronizadas, o que facilita a interoperabilidade e reduz custos de desenvolvimento e implementação de novas tecnologias, e o apoio em discussões e regulações do setor de forma abrangente.
Nos últimos tempos, a LISBrasil desenvolveu o código de conduta dos Associados, participou de discussões técnicas viáveis junto aos órgãos governamentais, fomentou o engajamento da cadeia e construiu ferramentas para qualificação de indicadores.
Daremos continuidade aos projetos e iniciativas em andamento, para nos mantermos como entidade facilitadora na geração de soluções tecnológicas que impactam positivamente na Medicina Diagnóstica. Pretendemos tornar as soluções disponibilizadas para o mercado cada vez mais eficientes e fortalecer ainda mais a importância da Associação na representatividade dos Associados no segmento, na sociedade em geral e perante os órgãos reguladores do setor como um todo.
Edgar Borges, Diretor Presidente da LISBrasil