Iniciativas

Conheça as iniciativas da LISBrasil que têm contribuído para o desenvolvimento e evolução do setor de Medicina Diagnóstica.

Manifesto de autorregulação para utilização de assinatura eletrônica avançada

Objetivo:

O manifesto tem como principal objetivo promover a utilização da assinatura eletrônica avançada nos relatórios de exames, de acordo com a Lei 14.063/2020.

Impactos:

A iniciativa traz benefícios significativos para o processo de liberação de resultados, sendo uma medida capaz de garantir a autenticidade, integridade e segurança dos pacientes nos relatórios de exames.

Status:

As entidades do setor estão sendo incentivadas a assinar a carta de adesão ao manifesto, elaborado pela LISBrasil e suas associadas, visto que ele estabelece a adoção da assinatura avançada com utilização de criptografia, conforme proposto no parecer técnico-jurídico produzido e entregue à ANVISA. Essa medida atende aos requisitos legais da Lei 14.063/2020 e aos princípios fundamentais de integridade e autenticidade dos relatórios de exames disponibilizados aos pacientes.

Saiba mais


Indicadores de entregas de resultados de exames

Objetivo:

O projeto Indicadores Brasileiros de Divulgação de Resultados Laboratoriais tem por objetivo desenvolver um conjunto de indicadores que permita identificar e acompanhar o grau de acesso aos resultados de exames de Análises Clínicas realizados no Brasil.  

Impactos:

Disponibilizar indicadores confiáveis para os exames processados, liberados e/ou entregues/ consultados eletronicamente pelos médicos solicitantes e pacientes. 

Status:

Concluindo os recursos necessários para o recebimento, hospedagem e processamento dos indicadores.

Saiba mais


Contribuição à Consulta Pública 912

Objetivo:

Contribuir com a Consulta Pública 912/2020 para a atualização da RDC No. 302/2005 com posicionamento em defesa da segurança operacional.

Impactos:

Apresentar um parecer técnico-jurídico com sugestões de alternativas sobre as mudanças propostas na consulta pública principalmente no que diz respeito à segurança operacional do setor de medicina diagnóstica.

Status:

Contribuição à Consulta Pública 912 aceita pela Anvisa e parecer Técnico-Jurídico finalizado de acordo com os pareceres jurídicos e reuniões realizadas com a Anvisa. 

Saiba mais

Guia de Adequação à LGPD

Objetivo:

Apresentar às associadas as melhores recomendações para adequação aos requisitos legais dispostos pela Lei Geral de Proteção de DadosPessoais (LGPD).

Impactos:

Fornece orientações gerais a respeito do nível de governança médio em privacidade das Associadas; indica pontos de atenção identificados nos principais processos de negócio das Associadas; expõe os principais aspectos da LGPD que guardam relação com a atuação empresarial das Associadas; sugere cláusulas contratuais relativas à proteção de dados a serem inseridas em instrumentos contratuais celebrados com clientes e fornecedores.

Status:

Finalizado e disponível para associados.

Saiba mais

Projeto de Padronização do Protocolo de Comunicação entre Laboratórios Apoio e Laboratórios Apoiados

Objetivo:

Estabelecer um protocolo único para a comunicação entre laboratórios e os seus clientes a nível nacional.

Impactos:

O protocolo abrange todas as necessidades de comunicação entre laboratórios e clientes, propondo formas objetivas e eficientes de se relacionarem.

Status:

Em andamento, devendo entrar em fase de implementação pelos associados e laboratórios de apoio em breve.

Saiba mais


Participe dessas e outras iniciativas tornando-se um associado.
Quero me associar
LISBrasil | © 2024 Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Multivias e 8pdev.studio